O SIGNIFICADO DA NAÇÃO OMOLOKO.

ORIGEM DO OMOLOKO A palavra OMOLOKO é formada pelos 4 elementos da natureza – água, terra, fogo e ar as letras “O” da palavra OMOLOKO, mais as letras M, L, K, que iniciam os nomes de tres nações africanas ( malês, Luanda e Kiokos), nações estas das quais herdamos os principios e fundamentos de culto aos Orixás.

O SIGNIFICADO DA NAÇÃO OMOLOKO.

O OMI (agua)

M MALES -tribo africana

O ODUDUWA ( terra)

L LUANDA – tribo africana

O -AGUIRÊ (fogo)

K – KIOKO – tribo africana

O – AFEFÊ ( ar)
OS MALES, OS LUANDAS E OS KIOKOS, EXISTENCIALISTAS, ADORADORES E DEFENSORES DA NATUREZA, justamente por acreditarem que dela advém todos os poderes sobre a vida e a morte, a saude e a doença depositavam sua crença no fato de que os elementos naturais como a água, o fogo, os ventos e as brisas, a lua , a terra e tudo o que dela brota fecundado pelas forças da agua, do ar e da luz do sol é que fazem jorrar da vida e a saude. Defendiam e acreditavam que os seres hunmanos só teriam força, saúde e paz hormonia e felicidade se cuidassem, cultuassem e defendessem a natureza, porque dela emanam todas as forças e energias do bem e da propria vida.
Essas nações africanas, por suas crenças sábias, adotaram como seu protetor, Xangô, a energia das chuvas fortes acompanhadas de relâmpagos e trovoadas. Isto porque eles acreditavam que estas chuvas lavavam a terra, trazendo novas energias positivas. Xangô foi eleito o único rei e dono da coroa de cada ser humano sobre a terra. Quando ocorriam estas tempestades, os povos destas nações homenageavam e pediam a proteção do rei gritando: KAWÓ KABECILÊ, OBÁ ZEZZÉM, BEMBE!, Cujo siginificado quer dizer: a tí rendemos nosso respeito, pedindo graças, justiça e proteção com seu raio luminoso. Isto tambem porque eles acreditavam que o raio era para significar a justiça no sentido de propiciar o bem aos nobres e justos de caráter e coração e as consequencias nefastas aqueles que fazem o mal.
Daí a origem da nação, fusão do axé e da sabedoria destes povos que viviam às margens do Rio Zambeza, que levam no camutuê (cabeça) a coroinha, protegendo o ori com o ojá e o barrete.
Apesar de controvercia e questionada a historia da Nação Omoloko perante os demais seguimentos de Umbanda isto se deve ao fato de que foram poucos os imigrantes escravizados das nações que vieram para o Brasil, fato esse que impediu uma maior divulgação desta cultura . Isto porque sua cultura e grau evolutivo eram maiores do que a de outras nações afros, por sua capacidade de resistir e lutar contra o invasor branco, sendo a maioria aqui feita escrava, pertencente a nobreza africana.
A expressão máxima de nossa cultura foi difundida por Chico Rey, o mesmo que introduziu a “Congada” no Brasil. Diz-se que a cultura dos povos dessa nações cujas idéias herdamos e cultuamos, foi herdada de Moisés, durante sua longa prerigrinação pelo continente africano junto com o povo hebreu ( êxodo), ocasião essa em que lhes foram revelados os segedos da CABALAH HEBRAICA, da qual muitos se fizeram mestres.
Ainda a estes povos atribui-se o poder de detectar metais nobres, o que explica sua maior concentração no atual Estado de Minas Gerais.
o precusor do OMOLOKO no Brasil foi o Tata Ti Ynkice Tancredo da Silva Pinto, o primeiro Cumbabizambe (batizado em nome de Oxalá) do Estado do Rio de Janeiro. Ele introduziu a bandeira das nações Malês, Luanda e Kioko e o nome do Culto, Omoloko, segundo o anagrama cabalistico em que se consorciam oe elementos constitutivos do Universo, já tão conhecidos da civilizações greco-romanas, egípcias e mesopotâmicas.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: